quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pátina, reciclando móveis

Meus móveis eram assim, com verniz bem grosso.

Então pesquisei na internet uma forma mais fácil de tirar o verniz, e encontrei um produto que se chama "Stripitizzi" da Montana, precisa ter muito cuidado para utilizá-lo: luva, máscara, óculos e estar em ambiente bem arejado e forrar bem o chão, passa com um pincel e deixa meio grossinho, na hora o verniz começa a enrrugar, como na foto abaixo.
 

Então é só pegar uma espátula de ferro como a da imagem e ir raspando, as vezes é preciso dar mais uma mão nas partes onde o verniz é mais grosso. 

A mesinha sem verniz fica assim, então lixei de leve só para acertar alguma imperfeição e passar tiner em toda peça para tirar qualquer resto de "Stripitizzi" que tenha ficado na peça, para que a tinta fixe bem.

Neste meu móvel que é escuro tipo mogno eu dei duas mãos de "Fundo Base Água" de secagem rápida  branca, e depois duas mãos de emborrachamento automotivo que também é branco, sempre no sentido dos veios da madeira respeitando o intervalo de secagem entre elas.

Depois eu passo "Efeito Decorativo" gel da Suvinil, nestes eu usei a cor Doce de Leite, pinta no sentido da madeira, prestando bem atenção de passar em tudo, porque se tiver que retocar depois aparece.
Depois de bem seco lixa com cuidado no sentido dos veios da madeira para parecer os risquinhos brancos, depois passa um pano limpo para tirar toda a poeira e passa verniz spray fosco para proteger a peça, este spray só encontrei em lojas para artesanato, é preciso ter cuidado ao passar, pois se for de muito perto fica um pouco marcado.

Esta técnica pode ser usada nas caixinhas de mdf, como elas são claras não precisa da base, é só começar com o emborrachamento automotivo depois de lixar bem a peça.
Não tirei a foto de todos os móveis antes, quando me lembrava já era, mas todos eles eram envernizados como a mesinha, outra dica e desmontar o que der, portas, pegadores, tirar os vidros das mesas, etc. Adorei o resultado, cada peça que ficava pronta a minha sala ficava um pouco maior e o melhor de tudo não aparece pó neste móvel, no outro eu tirava o pó nove da manhã e a uma da tarde já estava cheio de pó. Espero que tenham gostado das dicas, qualquer dúvida é só entrar em contato, não esqueça de deixar o seu email para que eu possa responder. Bjs. Claudia.
Bornes relacionados com Miniaturas